A tristeza Senhora

Posted by Fabrício Persa on 09 outubro, 2008
Marcadores: , | 9 vertiginosos

Eu tenho uma tristeza que nem a própria tristeza sabe que eu a tenho. Eu a sinto, ela não sabe da sua existência na minha vida. Por isso mesmo ela é indecifrável, um breu de códigos que dificultam a descoberta dela, em mim.

O dia de fazer anos, para mim, é sempre uma glória e uma morte. No mar de sensações e misturas refrigeradas que sou, sempre assim o sou mais nesse dia chegado. Eu me descabelo por tantas coisas que ainda me faltam conquistar e, ao mesmo tempo, me penteio, finjo uma máscara e me preparo para sair em marcha carnavalesca, comemorar e exagerar na dose, ou nas doses. Fico pisando nesse terreno de incertezas do que quero, das indecisões múltiplas que me perseguem. No dia, ao acordar, ou antes de dormir, na hora do almoço ou de calçar algum sapato, eu tenho que ter a virtude de decidir se o que quero mesmo é ser alegre ou ser triste, pelo resto das minhas 24 horas. Estou com impaciência das minhas indecisões infindas. Não sei se no meu dia de fazer anos, tranco-me, afogo-me de lágrimas e solidão, multiplico minhas gorduras saturadas, minhas espinhas faciais me fartando de comidas, açúcares e glicose, ou se apenas saio, como outro dia qualquer, comum, que me aguarda pelo aparecimento do Sol ou do azul, como mais uma criatura que um dia nasceu, e viverá sempre se renascendo.

Ninguém mais precisa saber do dia em que estreiei no mundo. Sim. Estreiei. Somente eu e aqueles que já tem em suas mentes bilhetes que lembrem essa data. Eu quero me enfiar entre os quereres daqueles tantos que me rodeiam e esperam tudo do futuro, e as vezes nada, ou que façam do seu hoje seu total itinerário para o paraíso, ou simplismente desfaçam esse hoje em algo breve e pretérito, insignificante. Taí, eis um exemplo da minha indecisão diária. As vezes considero mais fácil, apto, ágil, falar dos meus "não's". Não quero pomposidades. Quero hoje simplicidade... acho que é isso...

Penso que nada me fará tirar de mim essa tristeza insólita, por isto mesmo, talvez, a indecisão, autotrófica, de me afundar em meu mim. A indecisão de não me levar a caminho algum, por que um único caminho já fora imposto. A da tristeza enigmática.

Eu, o indeciso da tristeza incompreendida em pleno fazer anos. Que todos os anos não sejam assim.
  1. Primeiro então: parabéns. Não sei o dia, mas vc encaixa ai na data certa. PArabés pela estréia. E é assim, a tristeza inspira e a gente solta letras que nos ajudam a metabolizar tudo isso. Que assim seja por muitos anos. Mais felizes, mas tão inspirados quanto.

  1. É, meu caro Persan, a dor e a tristeza que sempre temos. Companheira nossa inseparável, para aqueles que sentem as coisas.

    E ontem nasceuuma dor grande em mim. Mas a gente tenta vencer e sempre nos percebemos fortes no final.

    E anos sempre vêm.

    Um abraço forte, meu amigo.
    Continuemos...

  1. O ser humano é assim, não é?
    Pessoas apenas felizes ou apenas tristes só devem existir nos livros e filmes.
    Abração

    www.confissoesaesmo.wordpress.com

  1. ahh meu caro, infelizmente essa inconstância é uma fiel companheira por muito tempo, mas o melhor é que vc sempre decide por ser ou fazer qqr coisa, melhor ser indeciso que não ter a opção de escolher...
    ahh e qrto à ssa sim... eu amo esse lugarrr, é pouso certo, vc mora lá ou ainda está em "casa"?

  1. Persan,

    Gostei muito da sua visita ao Bossa Nova Café! Foi muito legal seu comentário. Espero te ver mais vezes por lá, assim como virei mais vezes por aqui, conferir de perto o q vc tem a oferecer a nós!

    Sobre tristeza, eu sempre costumo dizer que me inspiro mais quando a sinto, quando a vejo de perto, seja comigo ou com pessoas proximas, seja em filmes ou em quadros... a tristeza não é "necessária" para nossa vida cotidiana, mas até que olhando bem, ela tem um lado bom!

    Abração!

  1. E dia 15 é dia de enfiar a vela no Enfil!!!

  1. Eu tenho uma tristeza que nem a própria tristeza sabe que eu a tenho. Adorei a frase.
    Talvez eu seja atrevido em te dizer, mas parece-me que não devemos deixar os outros condicionarem tanto as nossas acções. It's your party! And you can do whatever you want! Parabéns!

  1. Em primeiro lugar, muito obrigado pelo comentário em meu blog. São essas coisas que me fazem buscar um pouco mais de tempo nos dias e corridos e escrever.

    E, num muito mais importante segundo lugar, muito obrigado por textos tão bons neste blog. Pretendia visitar apenas para agradecer o comentário, mas percebo que será necessário vir aqui mais vezes e aprender um pouco sobre a vida e a escrita.

    Abraço.

  1. Se a felicidade não é deste mundo, a natureza do homem, por consequência, é triste!

    Me identifiquei muito com vossa sina. Sou um tristonho nato.

    Boa semana.

    Enfil

Postar um comentário

Senhores, sou um poeta, um multipétalo, uivo, um defeito.
Sou um instantâneo das coisas apanhadas em delito de paixão.
Oh! Sub-alimentados do sonho...
A poesia.. é para Comer !!